O cinema noir é um estilo cinematográfico que emergiu na década de 1940 e é caracterizado por uma atmosfera de mistério, violência e crime. Os filmes noir apresentam personagens complexos e muitas vezes moralmente ambíguos, além de ter uma estética visual única que inclui cenários claustrofóbicos e repletos de detalhes e o uso dramático de sombras e contrastes.
Kurosawa, que começou sua carreira na década de 1940 como assistente de direção, ficou fascinado pelos filmes noir americanos que foram exibidos no Japão durante a ocupação americana do país.
Essa influência se refletiram em muitos dos filmes ao longo da sua carreira.
Alguns filmes do diretor que podemos citar como exemplo são “O Anjo Embrigado“ de 1948, “Cão Danado“ de 1949 e “Ceu e Inferno“ de 1963 – embora possamos ver uma influência difusa do cinema noir em outros filmes do diretor.
No entanto, apesar de compartilhar a mesma estética, cada filme vai trabalhar seus temas de forma completamente independente. O Anjo Embriagado é um filme anti-niilista que apresenta paradoxalmente a bondade numa feição bronca. Cão Danado é um filme conduzido por dois personagens que vão metaforizar o encontro dialético de duas visões de mundo conflitantes mas complementares.
No entanto, entre todos os filmes de Kurosawa neste estilo, o mais impressionante é “Céu e Inferno“, que é ao mesmo tempo um empolgante thriller policial detetivesco, uma plataforma de denúncia social e um filme que se debruça em criticas ao capitalismo ao mesmo tempo que alerta para os perigos desumanizadores do ódio de classe.