5 jogos que utilizam da estética dos “Espaços Liminares”

01 - Paratopic (2018, Arbitrary Metric)

Paratopic é um jogo de terror em primeira pessoa, lançado em 2018 para Linux, macOS, Windows, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo adota um estilo gráfico retrô, que remete aos gráficos da era de 32 bits.

A gameplay é composta por segmentos curtos, intercalados com histórias que se conectam de forma vaga, mudando frequentemente e de maneira abrupta.

No jogo, o objetivo é contrabandear fitas VHS através da fronteira, enquanto se desvenda os mistérios de uma indústria ilícita.

02 - Anemoiapolis (2023, Andrew Quist)

Anemoiapolis é um jogo experimental desenvolvido e publicado por Andrew Quist. Trata-se de um jogo curto de terror atmosférico especificamente sobre espaços liminares. 

03 - The Enigma Machine (2017, Enigma Corp.)

The Enigma Machine é um jogo curto de terror, puzzle e ficção científica em primeira pessoa que visa capturar a obscuridade e a imprevisibilidade dos jogos antigos.

04 - Super Mario 64 (1996, Nintendo)

Super Mario 64 é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo. Lançado em 1996 para o console Nintendo 64, foi o primeiro título da série a apresentar gráficos em 3D. O jogador assume o controle de Mario, que explora o castelo da Princesa Peach com o objetivo de resgatá-la de Bowser. O jogo oferece uma jogabilidade em mundo aberto, onde o jogador tem liberdade para explorar áreas grandes compostas principalmente por modelos tridimensionais, ao invés de gráficos em 2D. A ênfase está na exploração de vastos cenários, nos quais o jogador deve completar diversas tarefas, além de enfrentar obstáculos mais lineares, típicos dos jogos de plataforma clássicos. O título mantém muitos dos elementos de jogabilidade e personagens dos jogos anteriores da franquia, bem como seu estilo visual.

05 - Minecraft (2011, Mojang Studios)

Minecraft é um jogo eletrônico sandbox de sobrevivência criado pelo desenvolvedor sueco Markus “Notch” Persson e posteriormente desenvolvido e publicado pela Mojang Studios, cuja propriedade intelectual foi obtida pela Microsoft em 2014.
SEGUE UM VÍDEO COM UM GAMEPLAY DE CADA JOGO
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O podcast é apresentado por Gabriel Vince. Já foi estudante de filosofia, história, programação e jornalismo. Católico, latino e fã de Iron Maiden. Não dá pra ser mais aleatório que isso.

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