O disco Satin Doll é uma parceria surpreendente entre a lenda do Jazz, Gil Evans, e a cantora Kimiko Kasai.
É interessante notar a escassez de comentários sobre esse álbum, considerando que se trata da união de duas figuras icônicas em um trabalho muito bem arranjado, com performances vocais excelentes.
Gil Evans, renomado pianista e arranjador, colaborou anteriormente com músicos como Miles Davis (sendo, aliás, co-responsável por uma parte significativa de seus melhores discos), Jaco Pastorius e Sting (sim, do The Police). Kimiko Kasai é uma cantora de prestígio que colaborou com Paulinho Da Costa e Herbie Hancock, sendo ao mesmo tempo uma das vozes mais importantes do Jazz no Japão e uma das artistas fundamentais para o desenvolvimento do City Pop.
Originalmente, o disco estava planejado para ser gravado com Helen Merrill, uma cantora de Jazz americana. No entanto, devido a problemas de agenda da cantora e à impossibilidade de adiar o lançamento do álbum devido à pressão da gravadora, Kimiko Kasai foi escolhida para substituí-la. A escolha foi baseada não apenas na habilidade vocal de Kimiko, mas também na conveniência de Gil Evans estar no Japão na época, acompanhando os Jogos Olímpicos de Verão de Sapporo e Munique.
Kimiko Kasai apresenta uma interpretação que oscila entre a timidez e a confiança (as vezes na mesma música), enquanto a música de Gil Evans se destaca por suas harmonias delicadas que se movem suavemente e por uma ampla faixa dinâmica.
Vale ressaltar que a qualidade da gravação é crucial para uma experiência satisfatória. Se a gravação for de baixa qualidade, a apreciação do álbum pode ser seriamente comprometida.
O destaque principal é a faixa “I’m Wakin'”, que mistura elementos de Jazz, um ritmo caribenho animado (que viria ser marca registrada do City Pop de Kimiko Kasai) e excelentes arranjos de flauta por Billy Harper.