Caramba. Finíssimo trabalho de Scorsese.

Trata-se de uma versão americana de um filme de Hong Kong chamado Infernal Affairs.

O filme se passa em Boston, Massachusetts, onde o chefe da máfia irlandesa, Francis “Frank” Costello (Jack Nicholson), planta Colin Sullivan (Matt Damon) como um informante dentro da Polícia Estadual. Simultaneamente, a polícia infiltra William “Billy” Costigan (Leonardo DiCaprio) na equipe de Costello.

Quando ambos os lados percebem a situação, ambos os homens tentam descobrir a identidade do outro, antes que o seu próprio disfarce seja revelado.

Assim como Infernal Affairs, Scorcese explora aqui o mesmo conceito de “bian lan”.

Bian lan é um estudo dramático oriental, tradicionalmente usado na ópera Chinesa, onde dois personagens – representando pontos binários opostos dos conceitos do TAO – Yin e Yang – trocam de lugar.

Esse mesmo conceito foi aplicado no excelente Face Off de de John Woo.

O disfarce é, antes de tudo, um rito religioso – tal como era entendido também no teatro grego e tal como é entendido, também, numa missa.

Seja no ocidente, seja no oriente, o disfarce opera um abalo dissociativo da personalidade. Quando Colin (bandido disfarçado de policial) tenta encontrar William (policial disfarçado de bandido) eles estão, ao mesmo tempo, tentando não se perder no próprio personagem.

A complexidade dessa situação aumenta no contexto geral, onde ambos são peças de um complicado tabuleiro de xadrez entre a polícia e os mafiosos.

Enfim. O filme é uma homenagem ítalo-irlandensa-americana ao gênero thriller-policial-taoísta honconguês.

Todo elenco está sensacional. Leonardo DiCaprio principalmente.

Newsletter

Recomendado

Os Bons Companheiros
Cassino
Caminhos Perigosos
Quem Bate à Minha Porta?

Podcast Recente

Rolar para cima