Look at Yourself é o terceiro álbum de estúdio da banda de rock inglesa Uriah Heep, lançado em setembro de 1971 pela Bronze Records no Reino Unido e pela Mercury Records nos EUA.

Foi o último álbum do Uriah Heep a contar com o membro fundador e baixista Paul Newton.

Caracterizado como heavy metal e rock progressivo, o álbum passou a ser visto como um ponto alto na carreira da banda e é considerado por muitos fãs e críticos como um dos melhores álbuns do Uriah Heep, junto com Demons and Wizards, lançado no ano seguinte.

A faixa-título foi lançada como single em vários países, seguida por “July Morning”, lançada no Japão em 1972.

Look at Yourself foi remasterizado e relançado pela Castle Communications em 1996 com três faixas bônus, e novamente em 2003 em uma edição deluxe expandida. Em 2017, a Sanctuary Records lançou uma edição deluxe de dois discos.

A arte da capa original do LP tinha uma abertura recortada na frente através da qual um “espelho” de folha refletiva era colocado, transmitindo uma imagem distorcida da pessoa que o via – algo que não pode ser reproduzido nas versões digitais.

Segue como é a capa de verdade:

O disco é excelente, e nada do que eu possa falar já não foi dito por inúmeros críticos.

Look at Yourself oferece uma poderosa e coesa fusão de heavy metal com rock progressivo.

As faixas são conduzidas por ótimos riffs, uma presença marcante de teclados, harmonias vocais líricas e ornamentadas, e uma cozinha de baixo e bateria eficiente.

Todas as músicas do disco são muito boas, mas, sem dúvidas, o grande destaque é July Morning, uma música dramática, hipnótica e teatral que se equilibra entre o acústico, o lírico, o rock pesado e o rock progressivo, e se intensifica até atingir seu clímax em uma jam monstruosa dominada por um sintetizador Moog. O vocal de David Byron nesta música brilha em seu estilo operístico – sem dúvida, uma influência para vocalistas como Rob Halford.

No geral, Look at Yourself é um dos melhores e mais coesos discos do Uriah Heep e um ponto alto tanto do heavy metal quanto do rock progressivo dos anos 70.

Músicas em destaque: Look at Yourself, July Moring e Tears in My Eyes.

Newsletter

Recomendado

Accident of Birth
Ave Sangria

Podcast Recente

Rolar para cima

NEWSLETTER SEMANAL