Denim é o décimo quarto disco de Mariya Takeuchi.

Não é um álbum que remeta diretamente ao charme oitentista do City Pop.

Na verdade, transita melhor pelo Kayōkyoku, com influências de Folk e Jazz.

Kayōkyoku é um estilo de música pop japonesa um pouco mais antigo que o City Pop, sendo mais prevalente nas décadas de 60 e 70.

Enquanto o City Pop ainda não se formalizava, o que existia era o Kayōkyoku.

Há muitas diferenças e semelhanças entre o City Pop e o Kayōkyoku. Entre as semelhanças, podemos notar a predominância de artistas femininas e uma certa dose de melancolia. Já nas diferenças, temos os elementos característicos dos anos 80: exageros, um apelo mais festivo e uma parte instrumental mais acelerada, influenciada pelo Funk, que busca se destacar de forma mais evidente.

No Kayōkyoku, temos um estilo mais sóbrio, onde os instrumentos têm um papel de acompanhamento da cantora. Isso não significa que sejam mal tocados ou que não possuam beleza, mas é claro que sua função na música é acessória.

Para ser sincero, Mariya Takeuchi, apesar de ter se tornado mundialmente conhecida pelo hino de City Pop Plastic Love, é uma artista de Kayōkyoku.

Algo semelhante podemos dizer sobre Kimiko Kasai, que tem uma carreira muito mais voltada para o Jazz do que para o City Pop.

Neste disco, encontramos todos os elementos clássicos do Kayōkyoku, o que pode frustrar quem estava à procura de um álbum de City Pop.

No entanto, não se pode dizer que seja um disco ruim. Longe disso.

As melodias são bonitas, os arranjos são bem feitos e certamente seria uma ótima opção para karaokês.

Nós, do Taverna do Lugar Nenhum, só vamos manter esse disco na categoria de City Pop por pura formalidade.

Newsletter

Recomendado

TRAD
Algorítimo e Amor de Plástico do Revival do City Pop

Podcast Recente

Rolar para cima