BU・SU é um filme japonês lançado em 1987, dirigido por Jun Ichikawa e estrelado por Yasuko Tomita.

A história acompanha Mugiko Morishita (Yasuko Tomita), uma jovem introspectiva de 18 anos que se muda para Tóquio para morar com sua tia, que dirige um Okiya.

Um Okiya é um tipo de hospedagem onde se oferecem bebidas e onde uma Maiko (aprendiz de gueixa) trabalha. Mugiko se instala na casa de sua tia na condição de maiko e precisa dividir seu tempo entre os estudos em uma escola convencional de Tóquio e suas obrigações no Okiya, que incluem aulas de canto, danças tradicionais, instrumentos musicais, teatro, literatura, botânica, entre outras funções típicas de uma gueixa, como entreter homens de negócios ou de posições de poder em festas, reuniões ou banquetes.

O filme alterna e contrasta a vida escolar de Mugiko com sua vida como maiko. A precisão cerimonial do Okiya é contrastada com o caráter anárquico do ensino médio. Mugiko acaba não se adequando perfeitamente a nenhum dos ambientes, fazendo de BU・SU uma das muitas obras artísticas do período Showa (entre 1926 e 1989, durante o reinado de Hirohito) que exploram o desajuste entre o novo e o antigo e as exigências de adaptação de um indivíduo que oscila entre o tradicional e o moderno, quase como uma representação do próprio Japão.

Durante o período escolar retratado no filme, há festivais em que diferentes turmas disputam em várias gincanas, que vão desde competições esportivas até artísticas. Com o tempo, Mugiko consegue se enturmar um pouco com os mais excluídos da sala. Durante uma discussão sobre o evento, seus colegas a convencem a apresentar a dança Yaoya Oshichi, uma dança tradicional do período Edo.

Embora não se encaixe perfeitamente na turma, ela assume a responsabilidade de competir para que sua classe não se saia mal nas competições, especialmente após um dos alunos mais promissores, um talentoso boxeador, se ferir em uma briga. No final, tudo dá errado. O boxeador sofre uma humilhante derrota, pois seu adversário insiste em golpeá-lo no braço ferido. Na apresentação de Mugiko, um acidente com a cenografia do palco ocorre, embora ela estivesse indo muito bem até o momento do acidente.

A escolha da dança Yaoya Oshichi pelo diretor não é aleatória. Diz-se que Yaoya Oshichi conta a história da filha de um verdureiro em Hongo que comete um incêndio criminoso para encontrar seu amante. No filme, após a apresentação desastrosa de Mugiko, ela e o boxeador ferido (por quem aparentemente se apaixona, apesar disso não ficar claro no filme) correm para um pátio e, como a filha do verdureiro, ateiam fogo a uma estrutura de madeira – um ato simbólico de purgação e vandalismo catártico. Mugiko exibe um semblante vívido pela primeira vez no filme, dando seu primeiro sorriso genuíno de rebeldia enquanto observa as chamas crescendo.

Em suma, o filme é um excelente exercício de ressignificação de elementos tradicionais no contexto da vida ordinária de uma adolescente em conflito. Um belo filme.

Obs: Não sei o que significa BU・SU.

Newsletter

Recomendado

O Funeral das Rosas
Tudo Sobre Lily Chou Chou
Tokyo Idols

Podcast Recente

Rolar para cima

NEWSLETTER SEMANAL