A segunda, terceira e quarta temporada de Better Call Saul pouco acrescentam sobre o personagem principal, James McGill – e a própria trama em si, mas nem por isso são dispensáveis.

O que vemos ao longo dos episódios é um aprofundamento das convicções de Jimmy que foram estabelecidas no final da primeira temporada.

O resumo é o seguinte: Jimmy tentou ser uma pessoa correta. No entanto, sua natureza ladina e o ceticismo das pessoas ao seu redor, que desacreditaram nele nesse processo de mudança, o fizeram caminhar cada vez mais convicto à sua solerte persona: a do sacana decidido.

A morte do irmão (no final da terceira temporada) o libertou de qualquer ideia de compromisso de dívida que ele pudesse ter com o mundo. Foi sua carta de alforria.

Na quarta temporada, vemos que a transformação de Jimmy McGill em Saul Goodman acontece de forma acelerada: mais cínico, mais manipulador e mais desavergonhadamente envolvido com criminosos e ações ilícitas.

Os conflitos morais aqui são diluídos. Jimmy tem uma relação mais uniforme com sua canalhice, como se já tivesse aceitado de vez esse incorrigível traço de sua personalidade.

Sua postura atua como um manifesto da sua filosofia distorcida, que divide o mundo entre “lobos e ovelhas”, cabendo as pessoas decidirem em qual lado vão estar. Ele já escolheu o lado dele.

Os outros personagens apenas tem seus contornos reforçados.

O ódio titânico de Gustavo Fring a Hector Salamanca é desenhado numa sombria e assustadora demonstração de calma e cordialidade. Coisa que já vimos em Breaking Bad, mas que é corroborado aqui.

A personalidade contra-intuitiva de Mike Ehrmantraut, que combina extremo senso de dever e extrema indiferença “world-weary”, fazem dele um dos melhores capangas da história da TV . Sua única conexão com algum laivo de humanidade está na nora e na neta – além de um difuso sentimento de culpa pela morte do seu filho, reprimido na carranca e nos olhos cansados.

Enfim, quatro estrelas.

Onde assistir: Netflix

Recomendado

Better Call Saul – Reflexão sobre a queda de Jimmy McGill da primeira até a quinta temporada
Better Call Saul
Better Call Saul - Segunda Temporada
Better Call Saul: Terceira Temporada

Podcast Recente

Rolar para cima