The Vigil é um álbum de Chick Corea lançado em 2013.

Mesmo com seus avançados 73 anos, Chick Corea ainda consegue arrancar elogios da crítica. O disco ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Jazz no 15º Grammy Latino Anual. É considerado por muitos críticos um dos melhores e multifacetados álbuns de Corea em décadas.

O disco prova que misturar música acústica e elétrica não é mais o anátema que já foi. Assim como o Heavy Metal, o Jazz ao longo de décadas se diversificou muito, ao ponto de criar nichos muito polarizados. Nem sempre houve uma aceitação geral do público de Jazz de instrumentos como piano elétrico e sintetizadores – essa coisa toda “mais eletrônica” parecia só encontrar terreno fértil no Rock Progressivo.

Chick Corea furou essa bolha com Return to Forever, projeto que não apenas flertava, mas assumia suas características de Prog Rock. Isso foi maravilhoso!

The Vigil não chega a ser um disco de Prog Rock, mas é a expressão da criatividade e DNA artístico de Chick Corea.

Junto com Corea, temos Tim Garland nos instrumentos de sopro, Charles Altura na guitarra e violão, Hadrien Feraud no baixo e Marcus Gilmore na bateria.

Ainda temos Pernell Saturnino na percussão das faixas Galaxy 32 Star 4 e Portals to Forever, Gayle Moran Corea (esposa de Chick Corea) nos vocais da belíssima Outside of Space, Stanley Clarke no baixo de Pledge for Peace e Ravi Coltrane (filho de John Coltrane) no saxofone, também da faixa Pledge for Peace.

Recomendado

Crystal Silence
Now He Sings, Now He Sobs
Return to Forever
Rendezvous in New York

Podcast Recente

Rolar para cima