Rendezvous in New York é um álbum de Chick Corea que foi lançado em 22 de abril de 2003 pela gravadora de Corea, Stretch Records. A gravação é um recorte do que ocorreu no Blue Note Jazz Club em Nova York ao longo de três semanas – um projeto ambicioso de quase 60 horas de música com nove grupos diferentes.
Corea se reuniu com membros de nove bandas com as quais tocou no passado, incluindo Terence Blanchard, Gary Burton, Roy Haynes, Bobby McFerrin, Joshua Redman, Gonzalo Rubalcaba e Miroslav Vitous.
As três primeiras músicas (Armando Rhumba, Blue Monkey e o “merge” dos clássico Concierto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo e Spain, do próprio Corea) são maravilhosos scats (uma espécie de jazz vocal onomatopeico, muito famoso no Brasil com Ed Motta) acompanhados pelos pianos de Corea.
Depois, o disco segue com “Matrix” com Chick Corea sendo acompanhado por uma cozinha maravilhosa feita por Roy Haynes (bateria) e Miroslav Vitous (baixo).
Na próxima faixa, Glass Enclousure/Tempus Fugit (composição de Bud Powell), Chick Corea se reune com Joshua Redman (sax tenor), Terence Blanchard (trompete), Christian McBride (baixo) e Roy Harynes (bateria) para performar uma sensacional romaria instrumental.
Depois do frenesi da faixa anterior, temos um momento de singular beleza e introspecção na belíssima Crystal Silence, fruto do singular matrimônio artístico de Chick Corea e o vibrafonista Gary Burton – parceria que perdura décadas.
O disco segue com uma apresentação de Bessie’s Blues (de John Coltrane) – a última música do disco 1. Aqui temos o trio Chick Corea, Dave Weckl (bateria) e John Patitucci (baixo) – mais conhecido como Chick Corea Akoustic Band, numa levada bem “old school”.
O disco 2 abre com Autumn Leaves, ainda com o trio Chick Corea Akoustic Band – na mesma levada “old school” da última faixa.
O disco 2 segue com Armando’s Tango, com o sensacional acompanhamento de Avishai Cohen (baixo), Jeff Ballard (bateria), Steve Wilson (sax alto), Steve Davis (trombone) e Tim Garland (sax tenor). A faixa é a expressão da predileção de Corea em explorar diversos gêneros de música diferentes em sua forma de Jazz.
A faixa Concierto de Aranjuez e Spain são repetidas na próxima faixa do disco. Desta vez, temos um belíssimo dueto de piano de Chick Corea e o cubano Gonzalo Rubalcaba.
O disco 2 encerra com Lifeline, com Avishai Cohem (baixo) e Jeff Ballard (bateria) e Quartet No.2, Pt. 1 com Michael Brecker (sax tenor), Eddie Gómez (baixo) e Steve Gadd (bateria) – no melhor estilo bebop e Jazz clássico.
Rendezvous in New York é um disco essencial para amantes da carreira de Chick Corea e do Jazz em geral.