“Statik Majik” é um EP lançado pelo Cathedral em 1994 como uma prévia do álbum “The Carnival Bizarre”. O EP apresenta faixas exclusivas que não foram incluídas no álbum completo. As músicas são “Cosmic Funeral”, “Hypnos 164” e “The Voyage of the Homeless Sapien”.

Na versão em CD, a faixa de abertura é “Midnight Mountain”, que também apareceu no disco anterior, “The Ethereal Mirror”. Tanto essa música quanto as seguintes, “Hypnos 164” e “Cosmic Funeral”, demonstram a forte influência do Black Sabbath sobre a banda. Vale destacar que a versão japonesa deste EP inclui um cover de “Sweet Leaf” do Black Sabbath.

“Cosmic Funeral”, em particular, apresenta fortes influências do primeiro disco do Black Sabbath.

No entanto, o grande destaque vai para “The Voyage of the Homeless Sapien” – a música mais ambiciosa do Cathedral até então. Com uma duração de 22 minutos, ela incorpora elementos Stoner, Doom, Rock Psicodélico e Rock Progressivo, remetendo ao fantástico álbum de estreia, “Forest of Equilibrium”.

Enfim, esse EP é completamente preenchido por faixas pesadas, intensas e hipnóticas. Para um mercado que, na época, estava apenas dando atenção ao Grunge, o Cathedral se afirma em seu nicho como uma das mais criativas e interessantes bandas de sua época.

Recomendado

Forest of Equilibrium
The Ethereal Mirror

Podcast Recente

Rolar para cima