“Sin After Sin” é uma peça essencial na evolução do Judas Priest no cenário do heavy metal e em sua trajetória comercial. Lançado em 1977 pela Columbia Records e produzido por Roger Glover do Deep Purple, este álbum marcou a entrada da banda em uma grande gravadora.

Com Rob Halford nos vocais, K.K. Downing e Glenn Tipton nas guitarras, Ian Hill no baixo e Simon Phillips na bateria, o Judas Priest refinou neste disco tanto sua sonoridade quanto a abordagem de seus temas.

Uma das decisões marcantes do álbum foi incluir o cover de “Diamonds & Rust” de Joan Baez, sugerido por Glover para ampliar o alcance do disco. Essa faixa se tornou um sucesso nas rádios e até mesmo agradou a própria Joan Baez.

Com o apoio da gravadora, o sucesso radiofônico e a “benção de Baez”, o Judas Priest embarcou em sua primeira turnê pelos Estados Unidos, abrindo shows para bandas como REO Speedwagon e Foreigner. Essa oportunidade não apenas expandiu sua base de fãs, mas também solidificou seu lugar na cena do heavy metal, colocando o gênero no radar comercial antes mesmo do Iron Maiden e do Metallica.

Musicalmente, “Sin After Sin” não foi apenas importante na projeção do estilo, mas na própria formação do gênero, reunindo e combinando elementos que se tornariam o Heavy Metal que conhecemos até hoje: vocais agudos e operísticos e ritmos rápidos de baixo e guitarra.

A faixa “Dissident Aggressor” exemplifica essa abordagem, tornando-se um marco inicial da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), que foi o principal movimento estilístico e comercial do gênero até então. Para vocês terem uma ideia, não existiria “Bay Area” sem NWOBHM. Podemos dizer que Judas Priest é, talvez, a mais importante banda de Heavy Metal de todos os tempos por conta disso.

Além disso, o álbum reflete uma dimensão pessoal significativa para Rob Halford. Em músicas como “Raw Deal”, ele expressa sua verdadeira identidade e experiências como um gay não assumido na época, descrevendo de forma cifrada suas perambulações pelos bares gays de Fire Island, reduto homossexual na costa de Nova York.

Rob Halford só foi se assumir homossexual no final dos anos 80, mas só surpreendeu quem de fato nunca parou para prestar atenção nas letras.

“Dissident Aggressor” também teve um impacto significativo, sendo posteriormente homenageada com um cover pelo Slayer e celebrada como uma das músicas fundamentais para o desenvolvimento do Thrash Metal.

Em suma, “Sin After Sin” não é apenas mais um disco do Judas Priest; é uma obra que conecta influências, experiências pessoais e marcos culturais, deixando um legado indelével no mundo do metal.

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