Sanjuro é um filme de 1962 dirigido por Akira Kurosawa.

Trata-se de uma sequência de Yojimbo – O Guarda Costas, filme de 1961 também dirigido por Akira Kurosawa.

Aqui, Kurosawa traz novamente o personagem Sanjuro (interpretado novamente por Toshiro Mifune).

Do ponto de vista de um catálogo filmográfico, podemos considerar Sanjuro uma sequência. No entanto, nada na história desse filme indica que seja ele uma continuação ou uma prequela do filme cronologicamente anterior. Ou seja, a ação do filme não parece estar ligada aos eventos ocorridos no filme de 1961.

Não há nada no filme que indique o que veio antes e o que veio depois.

Talvez isso seja feito propositalmente, para mostrar que o próprio personagem Sanjuro não possui uma jornada linear e planejada.

Aqui, Sanjuro, o mesmo ronin cínico e desalinhado que conhecemos, se intromete e se associa com um grupo de jovens idealistas determinados a limpar a cidade deles da corrupção.

A intromissão de Sanjuro na história chega a atingir um escalão metalinguístico.

Não era para ele estar nessa história.

O filme foi originalmente concebido para ser uma adaptação do romance de Shūgorō Yamamoto, Hibi Heian. No entanto, devido ao sucesso de Yojimbo, Sanjuro foi inserido à força no enredo e naturalmente tomou para si toda a atenção. Tornou-se tão intrometido que até mesmo o nome do filme foi alterado para incluir seu nome.

Uma diferença crucial entre Yojimbo e Sanjuro é que este parece estar mais voltado para o público japonês. O original aparentava ser um filme de Western. Ele era ambientado em uma cidade fronteiriça, onde o herói lidava implacavelmente com bandidos locais. Sanjuro, por sua vez, se assemelha mais a um jidaigeki (filme de época), onde a ação se concentra em uma luta que assume as feições própias das contingênias de um poder feudal japonês em uma cidade-fortaleza dominada por clãs rivais.

Trata-se de um filme mais simples e menos labiríntico que o anterior.

Embora seja um produto derivado e inferior, ainda é um excelente filme e possui a melhor cena de duelo da história do Chanbara (filmes de samurai), que pode ser vista abaixo:

 

 

 

 

Recomendado

Yojimbo - O Guarda Costas
A Saga do Judô
Os Sete Samurais
A Fortaleza Escondida

Podcast Recente

Rolar para cima