Impressionante! Achei que a série na terceira-temporada iria começar a dar os seus primeiros sinais de desgaste mas eu, felizmente, estava completamente errado. A terceira-temporada de Arquivo X é excelente e tão boa quanto as duas primeiras.

Do ponto de vista narrativo, nenhuma novidade significativa. Ainda temos uma estrutura muito dividida entre o conceito de “monstro-da-semana” e os episódios dedicados  a expandir e ramificar o próprio universo da série, através de um percurso que podemos entender como a “história central”. Tanto a mitologia da série quanto as nossas descobertas sobre os personagens principais são ampliadas.

Mas o que é interessante mesmo em Arquivo X, e que nessa temporada se mantém (e se amplia), é o conceito de dubiedade. Sempre ficamos em dúvida sobre o que podemos concluir de cada episódio. Estamos sempre sendo estimulados a ficar fazendo os mesmos questionamentos: o que ainda não sabemos e o que sabemos mas está sendo ocultado?

Nesta temporada em específico, Arquivo X amplia o tema da dubeidade e nos confunde sobre o próprio tom da série.

Muitas vezes, os episódios são extremamente sombrios e assustadores, como os aterrorizantes como Apocrypha (episódio 16, um dos mais impressionantes de toda a série) e Piper Mar (episódio 15). Outras vezes, percebemos uma feição cômica de paródia autoconsciente, como o ótimo Jose Chung’s From Outer Space (episódio 20).

Em outros momentos, a temporada faz uma orgulhosa demarcação cultural, homenageando aos filmes B dos anos 50 em episódios como War of the Coprophage (episódio 12, sobre “baratas assassinas”) e “Quagmire” (episódio 22, sobre o famoso “Monstro do Lago Ness”).

Acredito que não há nada no folclore estadunidense que não tenha virado um episódio em Arquivo X. Acredito que a série, daqui a 1000 anos, será usada como base de pesquisa acadêmica de demopsicologia.

A terceira temporada de Arquivo X ainda se mantém como um dos melhores e mais coesos produtos de entretenimento barato (sem nenhum teor depreciativo) da cultura americana.

Recomendado

Arquivo X - Primeira Temporada
Arquivo X - Segunda Temporada

Podcast Recente

Rolar para cima