Trama Macabra é um thriller de comédia de humor negro de 1976 dirigido por Alfred Hitchcok e baseado no romance de 1972 de Victor Canning. O filme é estrelado por Karen Black, Bruce Dern, Barbara Harris e William Devane; foi exibido no Festival de Cinema de Cannes de 1976, mas não entrou na competição principal.

Nesse filme acompanhamos a falsa médium Blanche Tyler (Barbara Harris) e seu namorado George Lumley (Bruce Dern). Ambos tentam localizar o sobrinho de uma idosa rica chamada Julia Rainbird (Cathleen Nesbitt). A irmã recentemente falecida de Julia deu o bebê para adoção, mas Julia agora quer torná-lo seu herdeiro e pagará a Blanche US $10.000 para encontrá-lo. Julia não sabe quase nada sobre o bebê. Durante sua investigação, George descobre que o menino recebeu o nome de Edward Shoebridge e acredita-se que tenha morrido ainda jovem. No entanto, George rastreia um homem, Joseph Maloney (Ed Lauter), que pagou pela lápide de Edward anos após sua suposta morte, e George passa a pensar que o túmulo está vazio.

Enquanto isso, é revelado no filme a sombria história de Shoebridge, que assassinou seus pais adotivos, forjou sua própria morte e agora é um joalheiro de sucesso em San Francisco conhecido como Arthur Adamson (William Devane). Ele e sua namorada Fran (Karen Black) sequestram milionários e dignitários, confinando-os em uma sala secreta no porão de sua casa, e os devolvem em troca de resgates na forma de pedras preciosas valiosas.

O caminho de ambos casais se cruzam e o filme se desenvolve nessa dinâmica.

O filme é uma delícia e um dos mais simpáticos de Hitchcock.

Trata-se de uma brincadeira espirituosa, despretensiosa e descontraída do diretor. Precisa estar muito mal humorado para não gostar ou se divertir nesse filme.

A comédia sempre esteve presente no cinema de Hitchcock – sabemos que o “diabólico” velho “mestre do suspense” sempre foi um palhaço irreprimível.

Neste filme, ele simplesmente assume a leveza dessa sua característica e a deixa em maior evidência.

Recomendado

Janela Indiscreta
O Rei da Comédia
Lobo de Wall Street

Podcast Recente

Rolar para cima