The Wrong Man é um docudrama noir de 1956 dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Henry Fonda e Vera Miles.
O filme foi elaborado a partir da história real de um homem inocente acusado de um crime, conforme descrito no livro The True Story of Christopher Emmanuel Balestrero por Maxwell Anderson e no artigo da revista “A Case of Identity”, que foi publicado na revista Life em junho de 1953 por Herbert Brean.
É um dos poucos filmes de Hitchcock baseados em uma história real.
The Wrong Man teve um efeito notável em dois diretores significativos: Jean-Luc Godard, que fez o mais longo texto sobre o filme em seus anos como crítico, e Martin Scorsese, que citou o filme como uma das principais influências de Taxi Driver.
Trata-se de uma emocionante peça de realismo dramatizado.
Segundo Godard, o único suspense em The Wrong Man é o próprio acaso. O assunto deste filme está menos na imprevisibilidade dos eventos do que em sua probabilidade.
No filme, Emmanuel Balestrero (Henry Fonda) consegue provar sua inocência, mas o desgaste do processo afetou tanto sua esposa, Rose Balestrero (Vera Miles), que a mesma teve que ser internada em um sanatório devido a uma estranha sensação de culpa (ela acredita que toda situação começou com ela). Mesmo com as provas de que seu marido era inocente e que tudo não passou de um infeliz mal entendido, o estado catatônico de culpa ainda persiste nela.
O ponto final de Hitchcock evoca o terror cósmico: a inocência é apenas um truque de papelada, enquanto a culpa é a condição humana.
Um dos melhores e mais subestimados filmes do mestre do suspense.