“Pumpkinhead” é um filme de terror lançado em 1988, dirigido por Stan Winston em sua estreia como diretor. O filme é considerado um clássico do gênero e conta a história de uma vingança sobrenatural.
A trama se passa em uma área rural e isolada, onde Ed Harley, interpretado por Lance Henriksen, é um homem simples que vive com seu filho em uma fazenda. Tudo muda quando seu filho é acidentalmente morto por um grupo de jovens irresponsáveis que estavam pilotando suas motos.
Desesperado, Ed procura uma bruxa local para ajudá-lo a se vingar dos responsáveis pela morte de seu filho. A bruxa invoca uma criatura chamada Pumpkinhead, que é conhecida por caçar e matar aqueles que merecem punição.
Ed concorda em sacrificar sua própria alma para trazer o monstro à vida.
Conforme a história se desenrola, Pumpkinhead começa a perseguir e eliminar brutalmente os jovens responsáveis pela morte do filho de Ed. No entanto, Ed começa a sentir remorso e culpa pelos atos violentos da criatura que ele convocou. Ele tenta desesperadamente interromper o massacre, mas descobre que é tarde demais para voltar atrás.
A criatura projetada por Stan Winston é o grande destaque do filme. Ela possui uma estatura alta e esguia, com braços longos e garras afiadas. Sua cabeça é protuberante e deformada, seus olhos são vazios e sua boca é cheia de dentes irregulares e afiados que se abrem em uma espécie de sorriso sinistro.
Não é difícil ver o porquê “Pumpkinhead” foi tão bem recebido pelos fãs de terror e se tornou um cult clássico ao longo dos anos.
Stan Winston foi um dos maiores nomes de efeitos visuais e maquiagens dos EUA. Seus trabalhos incluem: Exterminador do Futuro, Jurassic Park, Aliens, Predator, Edward Mãos de Tesoura e os trabalhos em maquiagem do Pinguim em Batman Returns.
Ele evita os habituais vislumbres frustrantes e fugazes de “monstros em ambientes mal iluminados” e, com todo seu reconhecido talento em efeitos visuais, revela confiantemente ao espectador sua criatura em diversos ângulos.
Diversão garantida para Halloween.