Melanchole é o disco mais conhecido de Salvia Palth, pseudônimo de Daniel Johann Lines, músico independente neozelandês de bedroom pop. O álbum foi lançado quando ele era apenas um mancebo de quinze anos de idade – uma época difícil de grandes pequenos conflitos e dramas banais que parecem não caber no peito.

Inicialmente, o álbum passou despercebido após seu lançamento, o que levou Daniel, talvez por uma frustração e revolta, a abandonar sua carreira musical por um bom tempo. No entanto, anos depois, em 2024, a faixa “I was all over her” viralizou, acumulando quase 600 milhões de streams no Spotify até novembro daquele ano. Esse sucesso tardio incentivou Daniel a retomar sua carreira, culminando no lançamento de um novo álbum, last chance to see, no mesmo ano – um trabalho que merece uma análise à parte.

Apesar do reconhecimento recente, Daniel mantém-se tão introspectivo e minimalista quanto sua música sugere. Ele evita shows ao vivo e resiste a atualizar seu equipamento de som, possivelmente pela crueza e autenticidade que um som menos elaborado traz à sua obra. Essa abordagem lembra a estética de bandas underground de Black Metal, que abraçam a precariedade como parte de sua identidade.

Para mim, Melanchole é um álbum hipnótico, cativante e profundamente atmosférico, apesar de suas resoluções melódicas simples e produção deliberadamente precária. Ouvir o disco no silêncio, com as luzes apagadas, pode ser uma experiência verdadeiramente imersiva.

A força de Melanchole não está necessariamente na complexidade musical ou nas letras – que são simples  e, muitas vezes, ininteligíveis, engolidas por camadas de ruído e instrumentação densa. A força, ao meu ver, está no objetivo do álbum em construir um sentido impresso de caos melancólico.

Na página do Bandcamp do álbum, as opiniões dos fãs ecoam as mesmas impressões que tive. Muitos destacam o “clima” do disco, usando adjetivos como calmante, etéreo, envolvente, pessoal e terapêutico, ao mesmo tempo que o descrevem como melancólico, triste, intenso e cru.

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