Around the World in a Day é o sétimo álbum de estúdio de Prince, lançado em 1985, e o terceiro com sua banda The Revolution.
Esse disco causou um grande impacto na época de seu lançamento. Naquele momento, todos esperavam um álbum no estilo de Purple Rain (1984), seu sucesso explosivo, mas o que Prince fez aqui foi seguir uma direção completamente diferente. Em vez de continuar na mesma linha mais comercial, Around the World in a Day é um álbum profundamente ancorado em experimentalismo e extravagância.
Esse disco é frequentemente comparado aos álbuns dos Beatles Magical Mystery Tour e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, especialmente em relação às ideias, arranjos e ecletismo presentes.
No álbum, foram utilizados uma variedade de instrumentos, incluindo guitarras elétricas, violão acústico de 12 cordas, pianos e pianos elétricos de diversos tipos, baixo, bateria, tímpano, gaita, apito de polícia, percussão, violoncelo, címbalos de dedo, darbuka, pandeiro, violino, viola, baixo acústico e saxofone.
Apesar de sua complexidade, não se trata necessariamente de um disco sem apelo comercial. Assim como os Beatles, Prince soube equilibrar muito bem o apelo mercadológico com um experimentalismo ousado. As músicas são dançantes e acessíveis, mas, ao ouvir com mais atenção, é possível perceber o quão profundamente elaboradas elas realmente são.
Around the World in a Day teve uma recepção mista entre o público na época, em grande parte ao rescaldo do sucesso estrondoso de Purple Rain no ano anterior – mas a aceitação do disco foi aos poucos aumentando, especialmente entre os críticos.
Ainda assim, é um álbum que vendeu relativamente bem, tornando-se o segundo disco número um de Prince na Billboard 200.
O álbum apresenta uma psicodelia opulenta, com letras repletas de imagens religiosas enigmáticas, misticismo bizarro e metáforas confusas. Os arranjos, com texturas de guitarra, teclados, violinos e instrumentos não convencionais, se fundem em uma paisagem sonora que, de maneira estranha, parece mesclar World Music, Neo-psicodelia, Pop, Dance-Rock, Funk, R&B, Soul e outros estilos que provavelmente ainda não conseguimos nomear.
Enfim, é uma obra incrível.
Música em destaque: Temptation