Nostalgia pelo Artificial: O que está por trás dos filtros de malha poligonal de computação gráfica 3D

“Uma coisa comentada pelo site SABUKARU é o filtro viral do Playstation 2, que transforma imagens em uma malha poligonal de computação gráfica 3D.

O filtro usa a plataforma da Replicate AI para ‘PS-ificar’ qualquer coisa, desde rostos até cenários.

Com certeza, efeitos similares podem ser alcançados com o Midjourney.

A tendência do filtro do Playstation 2 revela um certo impulso de nostalgia, onde a antiga obsessão pelos anos 80 dá lugar a uma nova obsessão pelo Y2K (o começo dos anos 2000) como o novo vintage.

No entanto, a obsessão pelo Y2K não compartilha necessariamente da mesma fome por ‘estética antiga’ da obsessão pelos anos 80, mas é impulsionada por uma certa saturação de hiper-realismo nos games.

Isso, segundo a matéria do SABUKARU, se reflete em comentários sobre as remasterizações de jogos como Shadow of the Colossus e Silent Hill 2. A maioria desses comentários diz que, apesar das melhorias gráficas, os jogos estavam ‘sem alma’. O que isso quer dizer?

O mundo virtual era, por excelência, um mundo de ‘escape’, que apenas parcialmente correspondia à realidade. À medida que a capacidade de processamento gráfico dos jogos crescia, o mundo virtual tornava-se cada vez mais parecido com a realidade, a mesma realidade da qual os jogadores queriam fugir.

A estética poligonal do Playstation 2 demarcava essa diferença entre o real e o virtual.

A ‘feiura’ gráfica (para os padrões atuais) era, na verdade, a demarcação fronteiriça necessária para a imersão virtual.

O mundo real já é imersivo por si só, não precisa de esforço.

Quanto mais o mundo virtual se transformava numa cópia do real, mais ele perdia sua identidade. Talvez esse seja o peculiar significado de ‘sem alma’ dos comentários mencionados.

Rumi Josephs, analista de tendências e especialista em subcultura da internet, citado no artigo do SABUKARU, diz que o Y2K e a era do PS2 são a última era pela qual ‘sentimos nostalgia’. Não tivemos a chance de sentir falta de nenhuma mídia produzida depois dela que causasse o mesmo impacto (e já teríamos notado o fenômeno, caso acontecesse).

Links:

https://playground.com/face
https://sabukaru.online/articles/artificial-nostalgia-behind-the-trending-ps2-filter

Comente aqui

Newsletter Semanal

Categorias

Asssuntos

Posts

Último Episódio

Quem faz

O podcast é apresentado por Gabriel Vince. Já foi estudante de filosofia, história, programação e jornalismo. Católico, latino e fã de Iron Maiden. Não dá pra ser mais aleatório que isso.

Tudo nos foi dado de empréstimo
Uma das figuras mais notáveis da cultura hitita é o...
Cowboy Bebop – Da colagem a ressignificação
Nesse artigo mostramos uma interpretação única e simbólica de Cowboy...
A face do horror: como Attack On Titan domina a arte da expressão
Attack on Titan foi, sem dúvidas, um dos maiores fenômenos...
O monstro Ngakola e os papeis femininos e masculinos
Mircea Eliade em seu livro "O Sagrado e Profano", na...
Rolar para cima