Cidades futurísticas e labirínticas com cores saturadas, femme-fatales e cemitérios de um mundo pixelado.
Esse foi basicamente o mundo das imagens dos jogos mais controversos do PC-98.
O PC-98, uma série de computadores pessoais fabricados pela NEC durante o final dos anos 80 e 90, ocupou um lugar peculiar na história dos jogos devido à sua associação com um gênero único: os jogos voltados para adultos.
Isso ocorreu em um momento em que a plataforma dominava o mercado de computadores japonês.
A série PC-98, lançada em 1982, apresentava gráficos superiores e um vibrante ecossistema de desenvolvedores de software.
Tornou-se particularmente popular entre os entusiastas no Japão, promovendo um ambiente onde jogos de nicho e experimentais poderiam florescer.
A ascensão dos jogos eróticos (ou “eroge”) e de terror no PC-98 foi, até certo ponto, uma consequência de sua abertura e falta de regulamentações rígidas de conteúdo.
Durante o final dos anos 80 e início dos anos 90, os desenvolvedores começaram a criar romances visuais com temas adultos, explorando sexo e violência, e aventuras interativas para o PC-98. Esses jogos apresentavam conteúdo explícito junto com elementos de narrativa.
O apelo distinto desses títulos não estava apenas em seu conteúdo adulto, mas também na narrativa e no estilo de arte.
Eu diria que, se não fosse o forte senso de estilo, tais jogos nem seriam fascinantes ou memoráveis. Boa parte deles não sumiriam no interminável abismo da vulgaridade.
O alcance limitado do PC-98 fora do Japão manteve esse fenômeno relativamente obscuro globalmente, com muitos descobrindo-o anos depois por meio de comunidades de emulação e jogos retrô.
O preço médio do dispositivo beira os US$ 2.000,00 no eBay, quase R$ 11.000,00 atualmente.
Apesar da controvérsia em torno do conteúdo adulto (alguns beirando o criminoso), a combinação única de capacidades técnicas reduzidas e um desenvolvimento “open-source’ do PC-98 permitiu o surgimento de um catálogo peculiar e até algumas obras de teor artístico.
Os desenvolvedores misteriosos de jogos do PC-98 cobriram uma série de tópicos proibidos.
A era finalmente chegou ao fim quando os avanços tecnológicos trouxeram novas plataformas de jogos com alcance internacional mais amplo e, bem, regulamentações de conteúdo mais rigorosas. Além de uma observância estrita, tanto de conservadores quanto de progressistas politicamente corretos.
Em retrospecto, o estranho fenômeno dos jogos eróticos no PC-98 é um testemunho do cenário desregulamentado dos jogos de computador que, independentemente de sua opinião moral, refletia uma era em que experimentação, criatividade e interesses de nicho convergiam de uma forma que pode parecer peculiar quando vista através das lentes da cultura moderna de jogos.
Com informações da Subukaru.Online
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