O Terceiro Tiro é um filme de 1955 dirigido por Alfred Hitchcock.

O filme é uma comédia romântica que se passa em um pequeno e vilarejo bucólico em Vermont, durante um outono ensolarado. A trilha sonora leve de Bernard Hermann reforça o caráter idílico e remansoso. Os personagens? Um simpático velhinho, um artista, uma criança, uma senhora que faz bolinhos, uma bela jovem delicada e um cadáver.

Sim, um cadáver. Trata-se de um filme de Alfred Hitchcock- e, como não poderia ser diferente, há um cadáver.

Este cadáver nos dá uma excelente oportunidade de explicar o conceito de “MacGuffin”.

O MacGuffin é um conceito original nos filmes de Hitchcock. É um termo que ele mesmo cunhou.

Trata-se de um dispositivo no roteiro que serve de pretexto para avançar na história. Muitas vezes, o MacGuffin tem pouca ou nenhuma explicação narrativa.

Aqui, o cadáver, apesar de ter uma relação com alguns personagens, é apenas o objeto que movimenta a trama ao seu redor. Existe uma carga de ironia e cinismo na imagem de um cadáver centralizar os movientos translacionais de personagens tão simpaticos em um cenário tão agradável. Há também a forte carga de humor negro, típica do diretor.

Existem as categorias subversivas típicas de Hitchcock, que se equilibra entre a genialidade e o mau-gosto.

Confesso que, apesar da premissa ser bem interessante, não consegui me conectar com o nível de indiferença dos personagens diante do morto, mais por estranhamento do que pudores politicamente corretos (que eu não tenho). Apesar da desfaçatez encontrar suas convincentes explicações, a maior parte do tempo o fantasma da inverossimilhança me assombrava enquanto eu assistia.

Recomendado

Crime Fiction - O Cinema de Alfred Hitchcock sob a Luz de Edgar Allan Poe e G.K. Chesterton
Alfred Hitchcok
Trama Macabra

Podcast Recente

Rolar para cima