A dialética Rá-Osiris

O denominado Novo Império (1539-525 a.C.) no Egito representou o último estágio da divisão política na Civilização Egípcia. Teve início após a reunificação dos egípcios que, na época, estavam sob o domínio estrangeiro. Este foi um período marcado por intenso militarismo, considerado o auge das conquistas, riquezas e poder.

Antes e mais importante que tudo isso, foi um período onde os teólogos finalmente conseguiram associar Rá a Osiris.

Como venho dito a alguns dias, anteriormente, os personagens cósmicos da religião egípcia tinham autonomia definida. Ao longo dos anos, alguns desses personagens foram esquecidos no culto diário, enquanto outros foram valorizados.

Contrariando os teólogos, Osiris parecia ser mais cultuado que Rá, embora Rá nunca fosse esquecido.

Com o tempo, Rá e Osiris começaram a se confundir. Segundo Mircea Eliade, ocorreu um processo duplo: a “osirificação de Rá” e a “solarização de Osiris”, representando, em última instância, a complementaridade definitiva da vida e da morte.

Lembremos que Osiris é um deus assassinado por Seth* e Rá é a fonte de toda vida. A integração de ambos possibilitou um sistema dialético de crenças entre vida (tese, Rá) e morte (antítese, Osiris), ressignificando ambas numa ideia de “passagem” (síntese, caminho).

A beleza poética do Livro dos Mortos é essa.

A síntese é o assassinato de Osiris se entrelaçando ao curso eterno e invulnerável do Sol.

Osiris tornou-se o Juiz dos Mortos, desempenhando o papel central no dramático processo iniciático da “pesagem do coração”, no qual o coração do réu é colocado em uma balança ao lado de uma pena.

Em resumo, a morte deixou de ser o fim e tornou-se o início – ao mesmo tempo em que se abria a possibilidade de uma “segunda morte”.

*Pra mim, Osiris e Seth são Abel e Caim deificados 

Comente aqui

Categorias

Asssuntos

Posts

Último Episódio

Quem faz

O podcast é apresentado por Gabriel Vince. Já foi estudante de filosofia, história, programação e jornalismo. Católico, latino e fã de Iron Maiden. Não dá pra ser mais aleatório que isso.

Star Trek – Série Clássica (Primeira Temporada) – Review de Todos os Episódios
Sobre Star Trek e seu criador Star Trek (em português,...
Nostalgia pelo Artificial: O que está por trás dos filtros de malha poligonal de computação gráfica 3D
"Uma coisa comentada pelo site SABUKARU é o filtro viral...
A Lenda do Mapinguari – Um Yokai Brasileiro
Desvendando o Mapinguari: Entre Mito e Realidade na Amazônia
Tudo nos foi dado de empréstimo
Uma das figuras mais notáveis da cultura hitita é o...
Rolar para cima